top of page
  • mariaceliadcb

Dando a partida

Atualizado: 7 de abr. de 2022

Olá amigos, estou criando um blog para trocarmos ideias sobre assuntos diversos, mas principalmente assuntos que toquem em questões ligadas à psicanálise. Gostaria de ouvi-los sobre essa ideia e sobre as outras ideias que forem sendo partilhadas, por mim e por vocês!


Uma primeira questão que tenho ouvido de muitos lados é: "O que é psicanálise?"

Partilho aqui com vocês uma pequena reflexão sobre o tema que se encontra na apresentação do meu website:


O saber sobre o sofrimento humano através dos tempos, foi entregue ao domínio da medicina que se desenvolveu pelos aspectos biológico, físico e químico da vida humana. Consequentemente, os tratamentos dados a esses sofrimentos, também eram baseados nesses aspectos. A busca do entendimento da mente humana por esses mesmos meios, não se mostrava suficiente e o que ultrapassava os meios científicos explorados pela medicina, era muitas vezes atribuído à alma e entregue ao domínio da metafísica que variava de acordo com a cultura e a realidade de cada sociedade. Dos meandros da psiquiatria surge um médico pesquisador que não se conformou em se ater aos pressupostos da medicina para entender e tratar o sofrimento psíquico e foi além do que era corrente na época. Pôs-se a ouvir os que sofriam e com isso elaborou teorias que levaram a uma prática que até hoje está em vigor que se chama Psicanálise. Esse grande pesquisador e inventor foi Freud. Sua grande invenção foi a Psicanálise e com ela o reconhecimento de que há processos inconscientes que nos determinam para além da influência de qualquer pedagogia ou adestramento. As bases lançadas pela Psicanálise, há mais de um século vem orientando o rumo das pesquisas e descobertas sobre o que até então era conhecido como “alma”. A “mente” estava restrita àquele discurso médico do qual Freud se desprendeu e “alma” era o nome dado a tudo o que não cabia aí. E foram muitas implicações e descobertas nesse espaço para além do espaço em que o ser falante vive. Esse saber para além do alcance da tradicional ciência tem marcado sua presença no mundo através da contribuição de muitos que praticam e praticaram a Psicanálise.

A partir da obra de Freud, muitos caminhos se desenvolveram e se estenderam atualizando suas descobertas ancoradas da prática da psicanálise. Há uma prática que se apoia nessa teoria e outras que da mesma teoria se distanciaram. Essa distância muitas vezes implicava em uma falta de entendimento dos princípios da psicanálise e consequentemente em uma prática sem os mesmos resultados. Nesse contexto, Lacan buscou resgatar os princípios mais geniais e importantes propostos por Freud, atualizou e estendeu o campo da psicanálise e até hoje põe muitos psicanalistas a trabalhar por esses caminhos. A psicanálise é isso, esse tratamento que põe em marcha a fala de um sujeito que sofre, e ao dirigir sua palavra a um analista, permite que esse mesmo sujeito se desenlace de seus aprisionamentos e construa saídas para seus próprios labirintos.

73 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O que é psicanálise?

O saber sobre o sofrimento humano através dos tempos, foi entregue ao domínio da medicina que se desenvolveu pelos aspectos biológico, físico e químico da vida humana.  Consequentemente, os tratamento

Por que buscar uma psicanálise?

A primeira afirmação que preciso fazer é que não é todo mundo que consegue se engajar em um processo analítico por mil razões. É uma combinatória de elementos que pode impedir que um processo analíti

1 comentário


Guilherme Braga
Guilherme Braga
02 de abr. de 2022

Ótimo texto, obrigado

Curtir
bottom of page